O uso do "mas" como recurso argumentativo
Nas aulas de gramática, os alunos das turmas de 9° anos têm aprendido sobre o uso dos conectivos na produção e interpretação de textos. Enquanto isso, nas aulas de Produção Textual, aprendem mais sobre os recursos de persuasão, uma vez que estão estudando o gênero artigo de opinião.
Aliando os dois conteúdos, o Professor Tályson Marques explicou como o conectivo "mas" pode funcionar como um importante recurso na hora de argumentar. Para melhor compreensão dos alunos, foi lido em sala um texto que explica e exemplifica justamente o uso desse recurso (leia o texto abaixo).
Como atividade prática, os alunos tiveram que refletir quais são os argumentos que, normalmente, pessoas racistas empregam depois da célebre frase "Eu não sou racista, mas...". Veja o resultado dos trabalhos na galeria de fotos logo abaixo.
TEXTO REFLETIDO EM SALA:
Meu amigo, minha amiga, vou te dizer uma coisa que precisa ser guardada no fundo do seu coração para sempre: o MAS sempre introduz o argumento mais forte. De novo: O "MAS" SEMPRE (SEMPRE!) INTRODUZ O ARGUMENTO MAIS FORTE.
Se alguém diz "o rio é lindo, MAS FEDE", sabemos que a impressão predominante foi negativa. Já se a frase for "o rio fede, MAS É LINDO", o cheiro ruim ficou pequeno perto da beleza e, portanto, a impressão foi positiva (a ideia é: nem importa ele feder, porque ele é tããão lindo...).
A
mudança é sutil, as informações são as mesmas (o rio é lindo e o rio fede), mas
o EFEITO de sentido é diferente. Se a gente desconhece isso, não sabe
interpretar texto. Nos dias de hoje, é preciso saber.
Se
eu disser "eu estudei muito, MAS NÃO PASSEI NA PROVA", o FOCO está na
reprovação. Dizendo "não passei na prova, MAS ESTUDEI MUITO", desloco
a atenção para o esforço feito. No primeiro caso, valorizo o mau resultado. No
segundo, valorizo o fato de ter estudado.
Já
pensou no sentido de "não sou preconceituoso, mas..."?
Independentemente do que completar essa frase, o foco estará sempre na ideia
que parece preconceituosa. Portanto, quem não quer ser ou parecer
preconceituoso não deveria recorrer a essa frasezinha capciosa.
Identificar
NUANCES de sentido é uma das habilidades mais importantes para um leitor,
porque no discurso há muitos efeitos de sentido implícitos, discretos,
escondidos, sutis etc. É urgente aprendermos a interpretar textos (escritos ou
orais) com mais precisão. Alguém discorda?
(Texto retirado da página do Facebook: Português é legal)
GALERIA DOS TRABALHOS PRODUZIDOS:
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