O uso do "mas" como recurso argumentativo

      

     Nas aulas de gramática, os alunos das turmas de 9° anos têm aprendido sobre o uso dos conectivos na produção e interpretação de textos. Enquanto isso, nas aulas de Produção Textual, aprendem mais sobre os recursos de persuasão, uma vez que estão estudando o gênero artigo de opinião. 

   Aliando os dois conteúdos, o Professor Tályson Marques explicou como o conectivo "mas" pode funcionar como um importante recurso na hora de argumentar. Para melhor compreensão dos alunos, foi lido em sala um texto que explica e exemplifica justamente o uso desse recurso (leia o texto abaixo). 

     Como atividade prática, os alunos tiveram que refletir quais são os argumentos que, normalmente, pessoas racistas empregam depois da célebre frase "Eu não sou racista, mas...". Veja o resultado dos trabalhos na galeria de fotos logo abaixo. 


TEXTO REFLETIDO EM SALA:

Meu amigo, minha amiga, vou te dizer uma coisa que precisa ser guardada no fundo do seu coração para sempre: o MAS sempre introduz o argumento mais forte. De novo: O "MAS" SEMPRE (SEMPRE!) INTRODUZ O ARGUMENTO MAIS FORTE.

Se alguém diz "o rio é lindo, MAS FEDE", sabemos que a impressão predominante foi negativa. Já se a frase for "o rio fede, MAS É LINDO", o cheiro ruim ficou pequeno perto da beleza e, portanto, a impressão foi positiva (a ideia é: nem importa ele feder, porque ele é tããão lindo...).

A mudança é sutil, as informações são as mesmas (o rio é lindo e o rio fede), mas o EFEITO de sentido é diferente. Se a gente desconhece isso, não sabe interpretar texto. Nos dias de hoje, é preciso saber.

Se eu disser "eu estudei muito, MAS NÃO PASSEI NA PROVA", o FOCO está na reprovação. Dizendo "não passei na prova, MAS ESTUDEI MUITO", desloco a atenção para o esforço feito. No primeiro caso, valorizo o mau resultado. No segundo, valorizo o fato de ter estudado.

Já pensou no sentido de "não sou preconceituoso, mas..."? Independentemente do que completar essa frase, o foco estará sempre na ideia que parece preconceituosa. Portanto, quem não quer ser ou parecer preconceituoso não deveria recorrer a essa frasezinha capciosa.

Identificar NUANCES de sentido é uma das habilidades mais importantes para um leitor, porque no discurso há muitos efeitos de sentido implícitos, discretos, escondidos, sutis etc. É urgente aprendermos a interpretar textos (escritos ou orais) com mais precisão. Alguém discorda?

(Texto retirado da página do Facebook: Português é legal)


GALERIA DOS TRABALHOS PRODUZIDOS:






















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